Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2011


Zonas de tensão

Como prevenir bolhas, assaduras, unhas pretas e outras armadilhas

Por Karen Asp | Ilustrações Marcio de Castro e LuCAS
A prova dos quilômetros que você correu não está apenas na sola gasta do tênis. Pode aparecer na forma de um brilho saudável no rosto, mas também de bolhas e assaduras — problemas pequenos perto de distensões ou fraturas, mas capazes de transformar qualquer trote rotineiro em suplício. "O desconforto pode ser intenso a ponto de afetar o desempenho e obrigar o corredor a parar", diz Brian Adams, diretor da Clínica de Dermatologia do Esporte da Universidade de Cincinnati, Estados Unidos. Felizmente, grande parte desses problemas são fáceis de prevenir e de remediar. Veja a seguir como cuidar bem da sua pele.
Bolhas
"Essa é provavelmente a lesão número um dos dias de prova", diz Paul Langer, maratonista e podólogo em Minneapolis, Estados Unidos. Essas bolhas cheias de líquido são causadas por fricção, umidade excessiva (pés suados, clima úmido) ou por tênis muito grande ou pequeno ou com cadarços apertados demais.
Previna - Parece óbvia a recomendação, mas vale lembrar: compre tênis de corrida do tamanho certo — e o tamanho certo é o que reserva uma pequena folga no dedão. Como o pé pode expandir-se meio número ao longo do dia, compre o novo calçado no fim da tarde, ou à noite. Se está com uma bolha no dedão, a sugestão de Bruce Williams, podólogo do esporte em Indiana, Estados Unidos, são as "meias dedinho", que se encaixam como luvas em cada dedo. Aplicar vaselina, pomadas ou curativos nas regiões mais propensas a bolhas também ajuda.
Trate - "Ignore aquelas bolhas com menos de 5 milímetros (o tamanho de uma lentilha), pois não são doloridas", diz Gregory Papadeas, dermatologista em Denver, Estados Unidos. Mas se sentir dor, vale estourar. Com uma agulha esterilizada, fure a lateral da bolha e esprema até sair todo o líquido. Não remova a pele que cobre a bolha – em vez disso, aplique uma pomada antibiótica e um protetor (como o Blist-O-Ban), ou faça um curativo. Se surgir alguma sensibilidade durante a corrida, verifique as possíveis causas: meias amarrotando? Calcanhares escorregando dentro dos tênis? Cadarços apertados demais? "Se a bolha dói a ponto de você ter que alterar sua forma de correr, é melhor caminhar em vez de se arriscar a sofrer uma lesão", afirma Pribut.
Pé de atleta (ou frieira)
Nessa micose, a pele entre os dedos do pé fica seca, avermelhada, descama e pode coçar ou arder. Como fungos adoram ambientes quentes e úmidos, os pés e suas reentrâncias formam um terreno fértil para sua proliferação. "E quando corremos em dias quentes, a produção de suor nas solas dos pés também aumenta".
Previna - Use meias finas, sintéticas (e não de algodão), que absorvam a umidade, recomenda Stephen Pribut, médico especialista em podologia e podólogo do esporte em Washington. Assim que acabar de correr, antes de ir pegar um café ou fazer qualquer outra coisa, troque as meias e os tênis suados por outros, secos. Não guarde o par que acabou de usar na mochila fechada, ou no porta-malas, onde não serão arejados. Você pode também salpicar talco antifúngico nos pés, antes de correr.
Trate - Micoses desse tipo geralmente são tratadas com antifúngicos orais e tópicos (na forma de cremes, talco, spray etc.). "O ideal é que o atleta procure um especialista para avaliar o caso, já que nem todas as lesões com descamação são micoses", afirma o dermatologista Beni Grinblat, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. Para acalmar a coceira, prepare em uma bacia partes iguais de água morna e vinagre de maçã (que tem propriedades antifúngicas) e mergulhe o pé na solução por 10 minutos.
Assadura
Quando a pele raspa contra a própria pele ou contra a roupa, às vezes causa uma inflamação cutânea avermelhada que pode descamar, sangrar, arder e fazer você gritar de dor no banho depois da corrida. O suor no corpo, úmido e salgado, só piora a situação. Os pontos mais vulneráveis são as axilas, parte interna das coxas, área do sutiã (mulheres) e mamilos (homens).
Previna - Use roupas que absorvam a umidade, sem costura nem etiquetas e que fiquem certinhas no corpo: uma camiseta muito larga tem material em excesso, capaz de irritar a pele; um sutiã esportivo apertado demais pode causar ferimentos. Antes de correr, aplique vaselina, pomadas ou curativos adesivos para proteger os mamilos. E passe um hidratante após o banho. "A pele seca tende a sofrer mais assaduras", diz Papadeas.
Trate - Lave a área com sabão e água, aplique pomada bactericida e cubra com um curativo. Se você estiver usando uma pomada, roupas de boa qualidade e mesmo assim apresentar vermelhidão, procure um dermatologista. É muito comum confundir micoses com assaduras.
Unha preta
Muitos maratonistas e ultramaratonistas têm as unhas dos dedos dos pés escurecidas – pois quanto mais se corre, mais se tende a ferir as unhas. E a coisa só piora se você enfrenta muitas descidas e usa calçados apertados – ambos fazem com que os dedos se esmaguem contra a frente dos tênis. "Alguns atletas também encolhem os dedos quando correm", diz Williams. "E isso pode acabar causando uma irritação nas unhas".
Previna - Calce tênis do tamanho certo e corte as unhas regularmente: rente à ponta do dedo. “As unhas compridas são mais propensas a ferimentos”, diz Williams. E as curtas demais podem encravar.
Trate - O hematoma na unha normalmente se cura sozinho em seis meses. Se a dor for muito grande, vá a um podólogo para drenar o fluido debaixo da unha (com um pequeno orifício na unha). E se o problema for crônico, um especialista o ajudará a diagnosticar se a causa é a instabilidade no dedão ou o encolhimento dos dedos durante a corrida. Nesses casos, uma palmilha pode ser uma boa solução.
Queimaduras
Os raios solares não causam só vermelhidão, dor, inchaço e danos permanentes: os atletas que treinam ao ar livre correm também um alto risco de desenvolver câncer de pele.
Previna - Evite o sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, use boné, corra pela sombra e abuse do protetor solar. Se o treino for muito longo, o protetor solar não deve durar; então, leve-o no bolso ou corra em circuitos que passem pelo seu carro para reaplicar de hora em hora. Você também pode usar roupas com fator de proteção UV, como as da linha UV Line (www.uvline.com.br), que prometem barrar cerca de 98% dos raios ultravioletas.
Trate - Tome um anti-inflamatório e aplique um hidratante à base de aloe vera algumas vezes por dia para aliviar a dor.
MATÉRIA DA REVISTA RUNNERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário