Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

Solonei Silva vence maratona com folga e encerra melhor participação brasileira no atletismo do Pan


Solonei Silva vence maratona com folga e encerra melhor participação brasileira no atletismo do Pan


Por Daniel Costa | 30/10/2011 - Atualizada às 14:54

Chegada de Solonei Silva
Chegada de Solonei Silva
Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm
1 
O maratonista Solonei Silva conquistou a última medalha de ouro disponível no atletismo para o Brasil neste domingo. O brasileiro terminou com o tempo de 2h16min37, mais de 30 segundos à frente do segundo colocado, o colombiano Diego Colorado. Também da Colômbia, Juan Cardona ficou com o bronze. Outro brasileiro na prova, Jean da Silva ficou em nono.

Solonei foi um dos destaques da delegação brasileira antes mesmo de largar para a maratona. O atleta já trabalhou como coletor de lixo e entrou recentemente na elite do esporte nacional. Conseguiu a classificação para o Pan em abril na Maratona de Pádova, na Itália, com a marca de 2h11min32, a mais baixa entre todos os classificados para a prova de hoje. 

Com a vitória, o Brasil supera seu melhor desempenho no atletismo em Jogos Pan-americanos, por uma medalha de ouro. A marca anterior foi nos Jogos do Rio de Janeiro com nove ouros. No total de medalhas, houve empate, 23. Este é o tetracampeonato seguido do Brasil na maratona pan-americana.

O brasileiro aproveitou a comemoração para deixar mensagens de inspiração. “Quem tem potencial e acredita nele, precisa correr atrás. Sou profissional há dois anos e quero estar em Londres no ano que vem”, comemorou Solonei, ainda ofegante.

A maratona foi um dos últimos eventos dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com largada às 12h30 no horário brasileiro (8h30 no México). O percurso pelo centro histórico da cidade foi predominantemente plano, com quatro voltas em um circuito de dez quilômetros, mais um trecho com 2.195 metros.

Os atletas enfrentaram uma altitude de 1.500 metros, e no momento da largada a temperatura registrava 17 graus, com umidade de 88%. O sol forte obrigou alguns atletas a colocarem bonés com gelo durante a corrida, para refrescar.

A prova O Brasil saiu na frente e passou a marca dos primeiros dez quilômetros em 32min36 de prova com Jean da Silva liderando o pelotão. Solonei Silva estava logo atrás, com um segundo de desvantagem. Naquele momento o primeiro pelotão contava com mais sete atletas.

Próximo da metade da prova, Solonei conseguiu escapar na liderança, passando a marca dos 19km a um ritmo de 3min12 por quilômetro, sem apresentar sinais de cansaço e chegou a abrir 25 segundos de vantagem para os demais. Jean então caiu para o terceiro pelotão da maratona. 

No quilômetro 25, já com 1h25 de prova, a vantagem do brasileiro chegou a 46 segundos, já praticamente fora do contato visual do segundo pelotão. O brasileiro manteve o ritmo acelerado a todo momento e ultrapassou a barreira dos 30 quilômetros com 1h36min28, 1min15 mais rápido que o segundo pelotão, em que estava Jean da Silva, na oitava colocação.

Por volta do quilômetro 35 a dupla colombiana Diego Colorado e Juan Cardona apertou o ritmo e assumiu com folga o segundo e terceiro lugar, respectivamente, mas sem apresentar ameaça ao brasileiro. 

Aos 38km Solonei pegou uma bandeira brasileira, enrolou no braço e já mostrava sinais de cansaço. Na passagem do quilômetro 40, a vantagem do brasileiro caiu para 1min06, mas não foi o suficiente para diminuir a confiança de Solonei, que ergueu a bandeira nacional e seguiu firme para a vitória.

Mesmo com o bom desempenho do brasileiro, o recorde da maratona pan-americana foi mantido. A marca é de 1983, nos Jogos de Caracas (VEM), de 2h12min43 pelo portorriquenho Jorge González.

MATÉRIA DO SITE WEBRUN

Nenhum comentário:

Postar um comentário