Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Alimentos termogênicos


Alguns alimentos ajudam a aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, aceleram o metabolismo e a queima de gordura


*Por Priscila Di Ciero

Os alimentos termogênicos são aqueles que consomem maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão. Eles possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, podendo ajudar na queima de gordura corporal.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações, e um Nutricionista pode ajudá-lo.

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde estão entre os termogênicos mais conhecidos! Além da substância cafeína (presente no café, no mate, etc.), guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais, como a do óleo de coco, a gordura ômega-3 (presente em peixes de água fria, linhaça), o CLA – ácido linolêico conjugado – nutriente encontrado na carne bovina, na carne de peru e em laticínios - e a canela.

Algumas dessas substâncias podem, inclusive, estar presentes em suplementos voltados para esportistas e atletas, com intuito de melhorar a performance.

Porém, nenhum alimento faz milagre sozinho. É necessária a prática de atividade física regular associada a uma nutrição balanceada e adequada ao estágio de vida e rotina. Para garantir que a inclusão desses alimentos seja segura e eficiente, é necessário o acompanhamento de um Nutricionista, ok?

O exagero no consumo de alguns desses alimentos termogênicos pode levar ao surgimento de sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos, indivíduos com problemas cardíacos e que tomem algumas medicações devem redobras os cuidados!!!

Fique esperto! Boa dieta & bons treinos!

*Nutricionista paulistana formada em 2001, Priscila Di Ciero é especialista em nutrição esportiva, com cursos de extensão em nutrição funcional, estética e suplementação. É membro do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Atualmente, presta consultoria a restaurantes, escolas e empresas, além de atender em consultório e, quando necessário, nas residências dos clientes. Acesse o site: www.prisciladiciero.com.br





MATÉRIA DA REVISTA O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário