Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2011


Sobrecarga de exercício pode causar lesão na lombar, a sacroileíte


Por Dr. Neto | 06/09/2011 - Atualizada às 13:09

A região lombar pode sofrer com a carga excessiva de exercícios
A região lombar pode sofrer com a carga excessiva de exercícios
Foto: Domínio Público
1 
A sacroileíte é uma lesão inflamatória típica das articulações sacro ilíacas, que são a junção articular entre o osso sacro (coluna vertebral) e osso ilíaco (bacia), conectando a parte inferior da coluna com a pelvis. Essa lesão pode desencadear dor lombar incapacitante em atletas, tanto amadores quanto profissionais.

Ela pode ocorrer por diversas causas, como traumas, pós-operatórios de cirurgias de coluna, doenças reumatológicas como a espondilite anquilosante, ou processos infecciosos no local. A sobrecarga cíclica sobre os membros inferiores transmitida para a região pélvica durante a prática de esportes de impacto e longa duração, como é a corrida de longa distância, pode afetar a articulação em questão.

Pode haver o desencadeamento de um processo inflamatório local caracterizado por dor, que pode se estender desde a região lombar até coxas e pernas, rigidez e diminuição da amplitude de movimento. O diagnóstico é realizado por meio de exame físico criterioso, história clínica do paciente e exames de imagem como a radiografia simples. 

Os resultados podem apresentar esclerose óssea de sacro e ilíaco, irregularidades de contornos articulares, erosões ósseas e, em graus mais avançados, o pseudoalargamento articular e até a anquilose total (fusão da articulação sacroilíaca). Outros métodos de imagem também podem contribuir para a obtenção do diagnóstico, como a cintilografia óssea, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. 

Tratamento - O tratamento normalmente é conservador e envolve medidas fisioterápicas para analgesia e exercícios de fortalecimento muscular regional para evitar as recidivas, além do uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINH's), corticoesteróides em situações específicas e até mesmo a cirurgia.

Dr. Neto


Consultor Webrun da seção Medicina Esportiva.  Site: www.doutorneto.med.br

MATÉRIA DO SITE WWW.WEBRUN.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário