Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pés de corredor


Uma das principais partes envolvidas na corrida precisa de cuidados especiais para evitar problemas como bolhas, mau cheiro e unha encravada. Confira algumas dicas para cuidar melhor dos seus pés


Por Fernanda Silva

Corredores estão acostumados com os problemas que atingem os pés, desde o mau cheiro e bolhas até unhas encravadas e calosidades mais graves. Porém, o que muitos não sabem é que o tratamento com os pés deve começar com a prevenção. Alguns problemas como o mau cheiro, as bolhas e até os calos podem ser evitados como o uso devido de calçados certos, por exemplo.

“Os tênis devem ser sempre usados com meias de algodão, para amenizar a umidade. Além disso, deve-se evitar ficar com o calçado e os pés molhados”, indica a podóloga esportiva Yumi Ikeda, da Clínica de Podologia Yumi Ikeda. Lembrando que para os treinos mais longos e provas são indicados tênis já testados pelo atleta, para não prejudicar a corrida, confortáveis e de acordo com seu tipo de pisada.

Existem no mercado produtos que agem como desodorantes para os pés, com o intuito de evitar o chulé, mas que não são tão recomendados pelo podoterapeuta Luiz Pedreira. “Fazer com que o pé não sue não é a melhor maneira de impedir o chulé, isso faz mal”, explica o idealizador da rede de clínicas de podologia, Spa do Pé. O ideal é deixar os tênis sempre limpos e secos e, se possível, aplicar um antibactericida em spray antes de calçá-los para minimizar o problema.

Já as unhas encravadas, calos e calosidades e as deformidades como os joanetes podem surgir devido ao atrito e a pressão que os pés sofrem durante a corrida. “Especialmente as unhas se não forem cortadas corretamente, poderão encravar e até infeccionar com o tempo”, revela Yumi. Esses problemas podem ser evitados ou tratados com produtos protetores específicos para calos e joanetes e com o corte e limpeza correta das unhas.

No podólogo
Todos estes problemas que podem aparecer nos pés devem ser tratados ou até evitados com a ida a um podólogo ou podoterapeuta. Além da limpeza e higienização correta e uma boa hidratação com cremes específicos para os pés feita em casa, a podologia pode garantir esses mesmos cuidados e tratamentos de forma mais profunda. Segundo Pedreira, tratamentos como a hidratação com ozonioterapia e a reflexologia também são boas pedidas.

“A ozonioterapia elimina os fungos e bactérias, já a reflexologia ativa os pontos centrais e melhora a circulação”, indica. “Além de uma hidratação profunda, um podólogo para realizar a assepsia, o corte técnico das unhas, evitando que elas encravem e machuque o atleta. O ideal é que essa visita seja feita pelo menos uma vez por mês”, completa Yumi.

Dica
O podoterapeuta Luiz Pedreira indica uma fórmula que pode ser feita em uma farmácia de manipulação e que ajuda muito no cuidado com os pés antes e depois da corrida. “Basta uma ou duas borrifadas em todo o pé e o produto refrescante será absorvido, proporcionando bem-estar e minimizando os desconfortos”, complementa.

Ingredientes da loção: 

• 400 ml de álcool de cereais
• 30 ml de silicone cosmético
• 30 ml de vaselina líquida
• 15 g de cânfora
• 15 g de mentol
• 10 g de lavanda inglesa 





MATÉRIA DA REVISTA O2

Um comentário:

  1. Não entendi...


    Por Fernanda Silva

    Corredores estão acostumados com os problemas que atingem os pés, desde o mau cheiro e bolhas até unhas encravadas e calosidades mais graves. Porém, o que muitos não sabem é que o tratamento com os pés deve começar com a prevenção. Alguns problemas como o mau cheiro, as bolhas e até os calos podem ser evitados como o uso devido de calçados certos, por exemplo.

    “Os tênis devem ser sempre usados com meias de algodão, para amenizar a umidade."

    A recomendação e as meias "especiais" não dizem justamente o contrário? Evitar algodão e dar preferência para tecidos sintéticos que afastam a umidade dos pés? Percebe-se que a senhora que fez a afirmação não corre.

    Abraço,

    ResponderExcluir