Seguidores

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para se tornar um corredor!


Cansou da vida sedentária? Listamos dez ótimos motivos para você deixar o sofá para trás e começar a correr


Foto: Luiz Doro/ adorofoto
Por Fernanda Silva

1. Um corpo mais bonito e saudável
Para muitos, essa é a principal razão para se praticar qualquer tipo de atividade física. Os benefícios da prática regular de exercícios, aliada a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis, são inúmeros e podem auxiliar tanto na perda de peso quanto na obtenção de uma aparência mais bonita. “A corrida melhora toda a condição da saúde, principalmente para quem quer perder peso. Esses fatores promovem um físico mais bonito e um ótimo bem-estar”, fala Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

2. Praticar corrida é fácil e prático! 
Para praticar é simples: basta um par de tênis, vestimenta adequada (roupas leves) e força de vontade. A corrida é uma atividade física que não exige aparelhos e, portanto, não tem um custo muito alto. Para quem está iniciando, só é necessário seguir alguns passos e correr para as ruas.

3. Tenha uma boa noite de sono! 
Correr melhora o sono diário e, consequentemente, ajuda a pessoa a ter um dia mais produtivo. Uma pesquisa realizada pelo departamento de psicobiologia da Unifesp revelou que o número de pessoas que praticam atividades físicas e que se queixam de insônia é de apenas 27%, enquanto nos indivíduos sedentários as queixas aumentam para 72,9%. O mesmo teste apontou que os ativos que reclamam de sonolência excessiva durante o dia somavam 28,9% contra 71,1% dos inativos. Saiba mais como a corrida pode ajudar você a ter uma melhor noite de sono clicando aqui.

4.Combate às doenças cardiovasculares
A corrida é grande aliada no combate às patologias do coração, principalmente por se tratar de uma atividade aeróbica, que para obter energia primária utiliza o oxigênio. Dessa maneira, o sangue flui melhor e faz com que o sistema circulatório funcione totalmente, combatendo assim as doenças cardiovasculares e gerando um bem-estar físico. Mas não se esqueça! Respeite sempre seu corpo e não vá além do que ele pode suportar.

5. Combate à osteoporose
Não são só as alterações hormonais que podem causar a osteoporose. O sedentarismo, o tabagismo e também o alcoolismo são fatores preponderantes para o surgimento da doença. Por isso, adicionar a corrida no seu dia a dia e adquirir um estilo de vida mais saudável ajuda na sua prevenção.

6. Tenha orgulho de você! 
A corrida estimula o praticante a conhecer mais seu corpo, ter mais persistência e paciência e os resultados refletem de maneira positiva em diversas áreas do dia. Além disso, a atividade física proporciona auto-superação e eleva muito a auto-estima. A sensação de cruzar uma linha de chegada, receber uma medalha independente de sua classificação, pode ser bom para sua auto-estima e ainda te dará muito orgulho.

7. Melhora a imunidade, aumentando a resistência física
Você deve conhecer atletas que treinam debaixo de chuva e no inverno, com as mais baixas temperaturas, e raramente ficam doentes. Isso porque a corrida melhora o sistema imunológico, pois cria uma barreira contra os micro-organismos causadores de doenças. Sendo assim, o organismo fica maisprotegido e resistente. Mas é claro que, para isso, a prática deve ser num volume adequado e sem exageros, para não gerar efeito contrário.

8. Uma boa ação
A corrida pode estimular o senso de cooperação e coletividade. “Mesmo sendo um esporte individual, a corrida aumenta também o espírito coletivo, estimulando a ajuda entre as pessoas ao seu redor”, explica o diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva, Diego Lopez. Bons exemplos são as provas de revezamento, que dependem do trabalho em equipe, e disputas que defendem causas sociais, como corridas contra o câncer e pelo meio ambiente.

9. Para esquecer dos problemas
A corrida pode servir como uma ótima “terapia”. Isso porque, exercitar-se gera para o corpo a famosa endorfina - neuro-hormônio liberado pelo organismo após a atividade física -, que resulta em bem-estar altíssimo, aumentando a disposição e até aliviando algumas dores.

10. Novas experiências
Correr irá te dar oportunidades de conhecer pessoas e lugares novos, tanto durante os treinos como nas provas. O esporte pode te proporcionar novos amigos e companheiros de corrida, além de mostrar um outro lado de certos locais, como aquela rua em que você correu pela primeira vez e que jamais será esquecida.



MATÉRIA DA REVISTA O2

Um comentário: