Seguidores

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Corra com conforto


Saiba como evitar os principais incômodos que podem aparecer durante a prática do esporte e tenha mais bem-estar durante o esforço


Bolhas nos pés
O fisiologista do esporte Paulo Correia recomenda ficar longe do que possa provocar sensibilidade na pele. Segundo ele, “meias frouxas, tênis velho, pé muito úmido ou molhado, asfalto quente e principalmente tênis folgado” são os principais causadores das bolhas.

Cãibras
“As cãibras podem ocorrer em qualquer lugar, mas a mais comum é na panturrilha”, lembra Correia. Se a dor aparecer no meio da prova, o ideal é levantar a ponta do pé e manter essa posição até que a dor melhore. O treinador Silvio Silveira complementa, lembrando que “a reposição de potássio (K) também ajuda a evitar cãibras”.

Unhas de corredor
Muitos corredores, ao tirarem os tênis depois das provas, encontram suas unhas machucadas, e às vezes elas nem estão lá. “É importante estar com as unhas cortadas e usar um tênis do tamanho certo. Tênis apertado faz pressão em cima da unha e ela fica roxa, perde os nutrientes e cai. Caso ele esteja folgado demais, o atrito amolece a unha e pode arrancá-la”, explica Correia. Alguns corredores também fazem uso de “dedais de silicone”, encontrados em lojas de produtos ortopédicos, que ajudam a dar conforto e evitar atritos.

Dor do lado
“Se for do lado esquerdo, é conhecida como dor no baço, e se for do lado direito, é dor de esforço”, esclarece a treinadora Camila Hirsch. “Para a dor no baço, o importante é diminuir o ritmo e soltar todo o ar pela boca, para aliviar o baço. A dor aparece quando a pessoa não mantém a respiração em um ritmo regular. Já a dor do lado direito, que é mais intensa, é um sinal de que o corpo não está preparado para aquele esforço. Pode ser falta de aquecimento ou de preparação física”, lembra Camila, ressaltando que no caso de dor por esforço, o mais indicado é diminuir bastante o ritmo ou, até mesmo, parar por alguns minutos.

Assaduras e atrito
Algumas regiões do corpo podem sofrer assaduras devido ao atrito com o tecido das roupas. As regiões mais comuns são as axilas e coxas. Para evitar esse tipo de incômodo, Silveira recomenda “passar vaselina em pasta nas regiões mais sensíveis”. Além disso, alguns corredores sofrem com o incômodo do atrito da camiseta com os mamilos, o que pode causar irritação e até sangramento. “Basta colar um esparadrapo micropore para evitar o atrito”, diz o treinador.

Dor na canela
A dor na canela, ou canelite, como é mais conhecida, é comum entre os iniciantes. Isso porque uma de suas maiores causas é o excesso de exercício para um organismo que ainda não está preparado. “A dor pode ser prevenida com fortalecimento da musculatura dos membros inferiores e um processo de aquecimento e alongamento realizado antes de cada corrida”, alerta Silveira.

*Por Daniel Braz na edição 77 da Revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário