Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Não perca a forma.

Não perca a forma


Com a proximidade das férias e festas de fim de ano, o cuidado com a dieta diminui. Veja algumas dicas para não exagerar neste período e manter sua alimentação saudável


Por Fernanda Silva

As ceias de Natal e Ano Novo são marcadas pelos pratos especiais que, muitas vezes, vêm recheados de muitas calorias. Junte isso ao ritmo de desaceleração que o corredor entra no mês de dezembro e está aí o perigo para todo seu esforço com dietas e treinos durante todo o ano.

Para não começar a temporada de disputas correndo atrás do desempenho (e da forma) que perdeu, é importante não abusar na alimentação e se atentar a alguns conselhos. “Prefira os alimentos fontes de proteína, como lombo, chester e tender, que são carnes magras e contribuem para um cardápio menos calórico nas ceias de final de ano”, aconselha a nutricionista Carolina Heineck da Cunha.

“Além disso, escolha refeições mais leves, de preferência a receitas light, com muita salada e acompanhamentos que não sejam fritos”, indica ainda a especialista. A preferência para água e sucos também é uma boa dica, para assim diminuir o consumo de bebida alcoólica – deixando para beber apenas em um brinde, por exemplo. “Na hora da sobremesa, escolha as frutas, pois doces em geral costumam ser muito calóricos”, acrescenta Carolina, que reforça a dica do consumo de água, para evitar também que haja desidratação, principalmente por ser uma época de altas temperaturas.

Enfim, férias!
As férias de final de ano fazem com que as pessoas acabem selecionando também locais diferentes para comer. E é nessa hora que acontecem os deslizes na dieta. “Acontece que essa época as pessoas acabam tendo acesso a alimentos e preparações não tão comuns ao longo do ano, ainda mais em viagens. Levar um `kit básico´ ou buscar informações de locais com opções mais saudáveis é bem interessante”, destaca a nutricionista esportiva funcinal, Pricila Di Ciero.

Ao manter um cardápio balanceado, mesmo treinando numa intensidade menor, o atleta garante o efeito termogênico dos alimentos – queimando calorias durante o processo digestivo e mantendo o metabolismo acelerado. “Com isso o corredor não perde massa magra. Isso porque a perda dessa massa muscular culmina em menor taxa metabólica basal, e com isso, menor queima de calorias”, explica Priscila.

Dicas
• Nas ceias, opte pelos alimentos mais saudáveis. Cuidado com as frituras, doces, guloseimas e bebidas alcoólicas. Frutas são totalmente liberadas!

• Fazer um bom café da manhã, com fibras, frutas, fontes de carboidratos e proteínas magras é importante. Trabalhos mostram que isso controla mais a fome ao longo do dia e garante mais energia.

• Fique atento à higiene e limpeza adequadas dos lugares e alimentos, pois fatores como estes podem desencadear até uma intoxicação alimentar.

• Na praia ou em uma longa viagem de carro, leve frutas secas. “Elas são práticas de serem carregadas e consumidas, como um mix de castanhas. Dão energia e são fontes de nutrientes importantes para combater radicais livres”, indica Priscila.

Receitas
Veja algumas receitas leves e saborosas para tornar sua alimentação neste período de férias mais saudável.

PUDIM DE ARROZ PRETO
Uma versão mais saudável do arroz doce tradicional. Ótimo para ser servido no café da manhã e como sobremesa, além de ser uma boa opção de lanche. “Esta opção contém cerca de 20% mais proteína, 30% mais de fibras, e menor conteúdo de gordura e valor calórico que o arroz integral. Além disso, é rica em compostos fenólicos, que dão benefícios à saúde humana, pois previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante”, fala Priscila.

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz preto
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo Ou orgânico
- 2 ½ xícaras (chá) de leite de coco bem batido
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 pitada de sal

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque para ferver o arroz com a água toda. Reduza para fogo baixo e cozinhe com a panela tampada, por aproximadamente 45 minutos. O arroz deverá estar cozido, mas ainda úmido. Acrescente o açúcar, o sal, 1 ½ xícara (chá) de leite de coco e ferva em fogo alto. Diminua para fogo baixo e cozinhe com a panela destampada por aproximadamente 30 minutos, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar grossa e o arroz macio, porém grudento. Remova do calor e deixe esfriar em temperatura ambiente, mexendo de vez em quando por pelo menos mais 30 minutos. Coloque em taças individuais e sirva frio ou gelado. Se quiser, coloque um pouco de coco ralado em cima para dar um toque especial.

FAROFAS
Abaixo duas receitas fáceis e leves de farofa, um prato comum como acompanhamento nas ceias:

LIGHT COM FRUTAS SECAS

Ingredientes:

- 300 g de farinha de mandioca crua
- 2 colheres (sopa) de uvas passas
- 2 colheres (sopa) de damascos picados
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- Sal e salsinha a gosto
- 2 tomates picados
- 3 colheres (sopa) de margarina light
- 2 cenouras médias raladas

Modo de Preparo: Derreta a margarina light e refogue o alho, a cebola, as cenouras e os tomates. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, misture e sirva.

FAROFA DE FRUTAS SECAS E CASTANHAS

Ingredientes:
- 5 colheres (sopa) de castanhas do Pará moída
- 2 colheres (sopa) de uva passa escura
- 3 colheres (sopa) de uva passa escura
- 2 damascos secos picados
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 250g de farinha de milho flocada
- 1 colher (sopa) de ervas finas
- Sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque o azeite em uma panela e frite o alho. Deixe dourar. Coloque as frutas secas, o sal e as ervas. Coloque a farinha e mexa por cerca de 5 minutos ou até dourar. Desligue o fogo, acrescente as castanhas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário