Seguidores

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

De olhos bem abertos

De olhos bem abertos


A visão também é alvo de lesões. Por isso, olho vivo na hora de cuidar de uma das áreas mais sensíveis do corpo


Não só roupas e tênis bacanas, frequencímetros ou GPSs, muito menos tocadores MP3 te deixam pronto para correr. Fique de olhos abertos com partes sensíveis, como os... olhos! Não dá para bobear: os problemas que mais afetam a visão podem, inclusive, causar danos irreparáveis. Lesões na córnea por corpo estranho (pedra, areia, insetos), inflamação na córnea (ceratite) ou na conjuntiva (conjuntivite) — causada principalmente pelo suor que escorre para dentro dos olhos com protetor solar ou outros produtos químicos —, tudo isso pode ser sério, muito sério.

Até mesmo esbarrões com outros corredores podem ser perigosos. Fernando Pessoa, professor da Race Consultoria Esportiva, explica que, apesar da baixa incidência, o contato com outros atletas em provas ou treinos acontece. “O mais comum são cotoveladas e objetos arremessados (como copos de água).” Sendo um tipo de lesão, segundo José Álvaro Gomes, oftalmologista e chefe do setor de Córnea e Doenças Externas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esse tipo de acidente provoca desde apenas dor e indução da baixa visual — que atrapalham a performance do atleta — até inflamação intraocular.
Mas fugir dos encontrões não tem muito mistério: basta ficar a uma distância segura do competidor à frente e ao lado. “Há relatos de pessoas que pelo simples fato de virarem um pouco para observar algo, projetaram sua mão para o lado e atingiram algum competidor”, explica o professor da Race.

Óculos e lentes
A exposição solar é outro grande problema para os olhos. A luz do sol favorece a formação precoce de catarata e pode até alterar a retina. Por isso, é importante proteger os olhos com óculos escuros — de preferência, esportivos, com proteção dos raios ultravioleta, de acrílico, com curvatura apropriada para proteção à entrada de partículas dispersas no ar. Porém, os critérios para a escolha de um modelo ideal vão além: os óculos devem cobrir as pálpebras e barrar a entrada da luz lateral. Para quem usa óculos de grau, “é importante optar por armações que acomodem lentes escuras sobrepostas às de grau”, garante o professor Fernando Pessoa.

Lentes
Ambientes com baixa umidade relativa do ar, como academias com o ar-condicionado ligado. “Pode acontecer de ficarem impregnadas de partículas em ambientes poluídos, o que facilita a adesão de micro-organismos ou o início de uma reação alérgica.” É totalmente prejudicial. O professor da Race Consultoria Esportiva adverte: “No caso de muita luz solar, cuidado com lentes plásticas, pois elas não possuem o mecanismo que bloqueia a radiação solar”. Triatletas devem evitar o uso das lentes no mar ou mesmo em piscina, já que há micro-organismos e amebas na água. Esses organismos têm facilidade em
aderir nas lentes e causar infecções graves na córnea. “Melhor utilizar óculos de natação com lentes especiais para corrigir ametropias, como miopia, hipermetropia e astigmatismo”, finaliza José Álvaro Gomes.


MATÉRIA DA REVISTA O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário