Desconforto pós-prova
O médico do esporte Páblius Staduto Braga dá dicas a leitora de como se sentir melhor depois de provas longas
Sou maratonista e após a maratona eu me sinto muito mal. Fico enjoada e preciso vomitar, só consigo comer algo bem tarde da noite ou só no outro dia. O que pode estar acontecendo? Parece que de uma certa altura para frente meu organismo não digere mais o isotônico e o gel, então eles ficam no estômago causando mal-estar, só melhorando um pouco após o vômito.
O médico do esporte Páblius Staduto Braga, do Hospital 9 de Julho, responde à dúvida da leitora
Nos esforços intensos de longa duração, a glicose, fonte principal de energia nesta modalidade, começa a diminuir à medida que o tempo de esforço passa. Esgotam-se, também, as reservas que estão nos músculos e fígado, denominadas glicogênio. Com o esgotamento desta fonte, os hormônios do corpo como adrenalina, cortisol e insulina, tentam manter a glicose para suprir sua necessidade. A fadiga torna-se mais intensa e alguns sistemas corporais passam a não funcionar bem. Como o sistema digestivo limitando a boa absorção de nutrientes. Lembre-se que o foco principal é o músculo.
Para que você consiga repor a glicose, a água, o sódio e o potássio, os suplementos devem ter concentrações adequadas dos nutrientes, senão ocorre má absorção e mal-estar. Os suplementos de glicose não devem ultrapassar a concentração de 8%, mas algumas experiências com maratonistas recomendam concentração de glicose de 6%.
Considere também estes fatores: como foi sua noite de sono na véspera da prova, se a alimentação foi adequada, se as condições climáticas para a prova eram boas, se sua semana de trabalho e treinos foi intensa ou extenuante, por exemplo. Este tipo de prova exige descanso, relaxamento, alimentação adequada e condição física favorável.
Procure um médico do esporte e um nutricionista especializado na área. Alguns detalhes de seu caso serão melhores tratados com a atenção personalizada.
Clique aqui e saiba que alimentos evitar antes de correr
Nenhum comentário:
Postar um comentário