Saiba mais sobre algumas bebidas que, além da água, podem hidratar o corredor antes, durante e depois dos treinamentos e provas
Apesar da “boa e velha” água ser indispensável e insubstituível na hidratação, há outras bebidas que também ajudam a complementá-la. Sucos naturais, água de coco e as bebidas isotônicas ou esportivas, por exemplo, são algumas opções que não devem faltar na rotina alimentar do corredor. O ideal é saber o benefício que cada uma dessas bebidas pode trazer e a hora certa de consumi-las.
Durante a corrida
Além da água, na hora da corrida, as bebidas esportivas ou isotônicas são as mais indicadas, especialmente para treinos ou provas que irão durar mais de uma hora . “Essas bebidas possuem carboidratos e eletrólitos que ajudaram o corredor a ter mais energia durante a atividade física”, explica a nutricionista da Clinn Espaço de Sáude, Mariana Escobar, especialista em fisiologia do exercício.
Antes e depois da corrida
Para obter um bom desempenho no treinamento ou em uma competição é preciso ter um bom estoque de energia no organismo. Para garantir os nutrientes necessários, sucos naturais são boas pedidas. Uma indicação da Mariana como alternativa para se hidratar antes da atividade física são os sucos de maçã, maracujá e pera, por exemplo, mas a escolha da fruta fica por conta do paladar do corredor. “Já nos pós-treino, os sucos ricos em carboidratos, como os de uva e laranja, são ótimas opções para recuperar o glicogênio muscular e hepático”, completa a nutricionista.
A água de cocô é uma outra alternativa completa e bem refrescante. Rica em potássio, a bebida pode ser ingerida tanto no pré como no pós-treino. O único cuidado a ser tomado é em relação ao desconforto gástrico que essas bebidas podem proporcionar. O ideal é descobrir quais “caem” melhor no organismo e tomá-las cerca de 60 minutos antes da corrida. “Os sucos e a água de coco não devem ser consumidas durante a corrida, pois não estão na diluição correta de nutrientes necessários no exercício e podem promover desconforto gatrointestinal, diminuindo assim o rendimento do atleta”, explica o nutricionista esportivo Luís Ricardo de S. Alves, da Nutrição Fácil.
Sugestões de bebidas hidratantes para antes dos treinamentos:
1 - Um copo de 200 ml de água de cocô batida com duas ou três folhas de hortelã
2 - Bater 300 ml de água de côco, 20g de maltodextrina sem sabor e 200 ml de suco de abacaxi
Receita de bebida hidratante e regenerante para depois dos treinos:
1 -- Bater 300 ml de caldo de cana com 1 polpa congelada de cupuaçu e lascas de gengibre
Nenhum comentário:
Postar um comentário